A OPDR acaba de reforçar a presença em Lisboa com a escala southbund do serviço AGAX, que liga o Norte da Europa a Espanha e Marrocos e que já tocava Leixões. Laura Rodrigues disse ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS que o ano começou melhor que o costume.
A rotação completa do serviço é agora a seguinte: Tilbury, Roterdão, Leixões, Lisboa, Sevilha, Las Palmas, Agadir, Cadiz/Huelva e regresso a Tilbury.
O tempo de trânsito entre Roterdão e Lisboa é de cinco dias. As escalas na capital acontecem às quartas-feiras.
O renovado AGAX é assegurado por três navios da OPDR, com uma capacidade de transporte de 700 TEU cada. O serviço foi lançado em Outubro do ano passado.
A oferta da OPDR para o mercado português compreende, além deste AGAX, o CISS, “um serviço directo de Lisboa para Tilbury, Roterdão, Antuérpia (com transbordo) e Hamburgo”, o PANG “com escalas semanais em Leixões e Lisboa para Roterdão” e o GAPC, “que possibilita uma ligação rápida entre Leixões e Lisboa e Casablanca”, referiu Laura Rodrigues, líder da OPDR Iberia em Portugal.
A mesma responsável referiu ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS que “o ano começou de forma mais favorável do que o habitual, com os volumes a recuperarem muito rapidamente do período do fim do ano e a registarem um crescimento sustentado em relação ao ano anterior”.
Em Novembro passado, a CMA CGM anunciou o acordo para comprar a OPDR e reforçar assim a sua oferta no short sea europeu, onde já actua com a MacAndrews. A propósito, Laura Rodrigues sublinhou que “ambas as partes se encontram ainda a meio do processo de transacção e aguardam a aprovação final por parte das autoridades da Concorrência”.