A OPDR anuncia para a próxima terça-feira o reforço das ligações entre o Norte da Europa, a Península Ibérica e o Norte de África, com vantagens para Portugal.
Entre as novidades, a companhia germânica – que ostenta no nome as suas “origens” lusas – destaca a ligação directa entre Lisboa e Hamburgo. A OPDR reclama mesmo ser doravante o único operador de short sea shipping a oferecer um tal serviço, cm um tempo de trânsito reduzido, especialmente adaptado ao transporte de perecíveis.
Lisboa passa a integrar a rotação do OPDR CISS, que liga o Norte da Europa, a Madeira, o Sul de Espanha e, a partir de agora, também Casablanca e Lisboa. As escalas no Caniçal mantêm-se quinzenais, enquanto em Lisboa, na Liscont, serão semanais. A primeira está prevista para 8 de Agosto, com o OPDR Las Palmas.
A oferta da OPDR para o mercado português, em Lisboa e Leixões, continuará a incluir o serviço PANG, de ligação do Norte da Europa, a Portugal, à Andaluzia e à Galiza, o POTU, com a rotação Leixões, Lisboa, Algeciras e Tunes, e o GAPC, de Galiza, Portugal e Casablanca.
O OPDR CISS continuará a ser assegurado por três navios do operador alemão de 700 TEU cada, enquanto no PANG continuam dois navios de 700 TEU da OPDR (e também navios da MacAndrews e Samskip, através de acordos de cedência de capacidade).
Também no sentido de reforçar a oferta de capacidade, a companhia germânica investiu recentemente em novos contentores de 45 pés palletwide, capazes de acomodar 33 europaletes (o mesmo que um camião).
A OPDR é representada pela Navex em Lisboa e pela Burmester & Stüve em Leixões.