A Opel anunciou que abrirá as encomendas do furgão eléctrico Vivaro-e já este Verão, seguindo-se as primeiras entregas ao longo do ano.
O Vivaro-e que, tal como os seus “gémeos” Peugeot Expert e Citroen Jumpy, assenta na plataforma EMP2 do grupo PSA, será produzido na mesma fábrica e nas mesmas linhas das versões com motores diesel.
Com 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário no sistema de propulsão elétrica, o Vivaro-e tem a velocidade máxima limitada de forma electrónica a 130 km/h. Os clientes podem optar entre duas opções de baterias de iões de lítio, com 75 kWh (oferece até 330 km de autonomia WLTP) ou 50 kWh (até 230 km de autonomia WLTP). A bateria terá garantia de oito anos ou 160 mil km.
A Opel indica que o furgão está preparado para várias opções de carregamento da bateria, seja com um cabo de carregamento ligado a uma tomada doméstica, através de wallbox ou num posto de carregamento rápido. Neste último caso, num posto de carregamento público de 100 kW DC, o carregamento da bateria de 50 kWh até um patamar de 80% demora cerca de 30 minutos (45 minutos com a bateria de 75 kWh).
No mercado português, a Vivaro-e contará com um carregador de bordo trifásico de 11 kW ou um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, de série.
As baterias são formadas por 27 (75 kWh) e 18 (50 kWh) módulos. Dado que a versão eléctrica a bateria estava planeada desde o início da concepção do novo Vivaro, as baterias estão alojadas sob o espaço de carga.
Várias opções de carroçaria
O furgão poderá ser configurado com várias opções de carroçaria, incluindo cabine dupla, chassis-cabine e transporte de passageiros, com carga útil de até 1 275 kg e peso bruto entre 2 800 e 3 100 kg.
A versão L1 de 4,6 metros, particularmente compacta, preenche a gama entre os segmentos de furgão e de transporte de passageiros. Como a maioria das variantes tem cerca de 1,90 m de altura, a Vivaro-e pode aceder a estacionamentos subterrâneos ou a centros comerciais, com tectos baixos.
Devido ao sistema FlexCargo, é possível o carregamento do lado do passageiro dianteiro. Nesse cenário, a capacidade de carga de 4,6 m3 da versão “S” aumenta para 5,1 m3, e permite o transporte de objectos com um comprimento máximo de 3,32 m.
As versões L2 (4,95 m) e L3 (5,30 m) têm capacidades máximas de carga de 5,8 e 6,6 m3, respectivamente. A Opel indica que esses comprimentos permitem alojar objectos como escadas ou painéis com um máximo de 3,67 ou 4,02 m de comprimento.
No âmbito da acessibilidade, realce para a possibilidade de encomendar o Vivaro-e com portas laterais de correr eléctricas que se abrem automaticamente com um movimento com o pé a partir do exterior do veículo.