A liberalização do mercado espanhol de transporte ferroviário de passageiros cumpriu-se ontem com o arranque das operações da Ouigo, controlada pela francesa SNCF.
Desde ontem, a Renfe tem a concorrência da Ouigo nas ligações de Alta Velocidade entre Madrid e Barcelona. Nos próximos meses outros corredores serão abrangidos.
Para já, a Ouigo disponibiliza cinco ligações dia, de ida e volta, entre a capital espanhola e a capital da Catalunha, com um tempo de viagem de 2h30 e com paragens intermédias em Saragoça e Tarragona (neste caso, só a partir do próximo dia 27).
Assumindo-se como uma operadora low cost, a companhia francesa oferece preços a partir dos nove euros. As viagens são asseguradas por uma frota de 14 Euroduplex Alstom, com uma capacidade de 509 lugares em dois pises.
O corredor Madrid – Barcelona é o primeiro a abrir-se à concorrência, mas outros se seguirão. Nos próximos meses, a Ouigo começará a operar também no Levante e na Andaluzia, servindo cidades como Valência, Córdova, Sevilha ou Málaga. Por essa altura, a sua oferta diária atingirá os 30 mil lugares.
Mas a liberalização do mercado espanhol não se ficará por aqui. A Ilsa, participada pela operadora pública ferroviária italiana, deverá iniciar as operações em 2022.