A partir do Outono de 2014, o Panamá disporá de um novo terminal de contentores em Colon, na costa atlântica, mesmo à entrada do Canal.
A nova infra-estrutura está a ser desenvolvida por um grupo de investidores asiáticos. O terminal ocupará uma área que já foi a base naval dos EUA de Fort Randolph, operacional durante a II Guerra Mundial.
O investimento previsto ronda os 600 milhões de dólares. O terminal disporá de um cais de cerca de mil metros de extensão, com três postos de atracagem, sendo dois destinados a porta-contentores super-post-Panamax (equipados com oito pórticos com um alcance de 22 fiadas de contentores) e o terceiro a navios post-Panamax (equipado com dois pórticos de cais com um alcance de 13 fiadas de contentores).
O complexo disporá ainda de um segundo cais, de 160 metros de extensão, reservado a navios multipurpose e graneleiros.
Concebido para receber os navios de até 18 000 TEU, e com uma capacidade de movimentação de dois milhões de TEU/ano, o novo terminal pretende assumir-se como um hub de transhipment para servir os portos norte-americanos do Golfo e da costa Leste que não estarão preparados para receber os navios de maiores dimensões que passarão a cruzar o Canal do Panamá.
Os outros três terminais de Colon estão também a expandir-se para acolherem os super-post-Panamax.
Para operar o novo terminal, os promotores asiáticos estarão em negociações com uma short list de players mundiais, devendo a escolha ser anunciada ainda durante o Verão.
O “novo” Canal do Panamá tem a inauguração prevista para 2015.