O “Parcelcopter”, o drone de distribuição desenvolvido pela DHL, recebeu o Prémio Alemão da Mobilidade, ao ser reconhecido como uma das dez maiores inovações digitais para a mobilidade inteligente.

A DHL foi o primeiro operador logístico a integrar um drone na sua cadeia de distribuição. O projecto “Parcelcopter” arrancou em Dezembro de 2013 e o drone já vai na terceira geração. No fim de 2014, o avião não pilotado percorreu, na Alemanha, os 12 quilómetros entre a cidade de Norddeich e a ilha de Juist, no Mar do Norte.

Já de Janeiro a Março deste ano, decorreram testes na zona de Winklmoosalm, com os clientes a entregarem os pacotes em estações especialmente preparadas, a partir de onde a distribuição era feita por drone. A carga e descarga das encomendas foi efectuada de forma automatizada com recurso às estações Skyport.

A DHL considera que o “Parcelcopter” será útil para realizar entregas de medicamentos em condições geográficas e meteorológicas difíceis. A análise das várias viagens de teste leva a companhia a acreditar que, no futuro, poderá levar a cabo testes em ambiente urbano.

A  distinção do “Parcelcopter” foi atribuída pela iniciativa Alemanha – Terra de Ideia e pelo Ministério Federal dos Transportes e das Infra-estruturas Digitais.

 

Comments are closed.