Os governos de França e de Espanha lançarão no próximo ano uma convocatória para manifestações de interesse na auto-estrada ferroviária Atlântica, anunciou o secretário de Estado gaulês dos Transportes.
Depois de, há alguns meses, ter abandonado o projecto da AE ferroviária Atlântica, o governo francês parece agora apostado em relançá-la, em parceria com as autoridades espanholas.
Participando no Forum do Corredor Atlântico, que decorreu em Bordéus, o secretário de Estado dos Tansportes francês, Alain Vidalies, insistiu que o projecto “sempre foi um objectivo prioritário”, porque “essencial para o desenvolvimento sustentável e a transferência modal das mercadorias”.
A convocatória para as manifestações de interesse anunciada pelo governante destinar-se-á às empresas ferroviárias e visará saber em que medida há interessados em operar o serviço.
Do lado espanhol, o empenho nesta AE ferroviária é grande, pelo que pode representar para o desenvolvimento do Corredor Atlântico e para o tráfego de mercadorias nos Pirinéus. Inclusivamente, Madrid aposta em estabelecer em Vitória, no País Basco, o terminal multimodal de início/término da AE ferroviária.
A AE ferroviária Atlântica “correrá” sobre o Corredor Atlântico da Rede Trans-europeia de Transportes, que liga os portos portugueses a Paris e à Alemanha.