A Comissão Europeia autorizou hoje a França a conceder até 1 400 milhões de euros de ajudas à Air France, para a compensar das perdas provocadas pelas restrições às viagens impostas em 2020.
De acordo com o Executivo comunitário, o plano francês permitirá cumpre com os requisitos das ajudas das Estado, uma vez que visa directamente as perdas impostas à Air France e não vai além do que é necessário para as compensar.
O governo francês notificou a Comissão Europeia do plano de ajuda à companhia aérea gaulesa, reportando-se ao período entre 17 de Março e 30 de Junho de 2020, quando se verificou o primeiro “fecho” imposto pela pandemia.
A ajuda será transferida para a Air France em várias tranches e poderá assumir a forma de subvenções, participações de capital ou apoio à liquidez da empresa.
Esta é a terceira ajuda de Paris à companhia aérea aprovada por Bruxelas. terceira aprovada para a companhia aérea desde o início da pandemia. Logo em Maio de 2020 foi aprovado um programa de apoio à liquidez no valor de sete mil milhões de euros, e em Abril de 2021 foi também dada “luz verde” ao plano de recapitalização, no montante de quatro mil milhões de euros.
A Air France é detida pela Air France – KLM Holding, onde o Estado francês detém 28,6%, sendo o seu maior accionista. A CMA CGM é o maior accionista privado da companhia.