A presidente da Câmara Municipal de Paris pretende proibir a circulação dos veículos pesados mais poluentes na cidade a partir de Julho próximo.
A medida consta do plano anti-poluição da capital francesa que Anne Hidalgo vai apresentar ao Conselho de Paris no próximo dia 9.
A autarca salienta que a medida será implementada em concertação com os transportadores. “Os operadores mostram-se muito interessados na passagem para veículos mais ecológicos. Não se trata de uma medida que os impeça de exercerem a sua actividade”, afirmou a presidente da capital gaulesa ao “Lemonde.fr”.
A interdição da circulação de camiões e autocarros mais poluentes será acompanhada por um incentivo à aquisição de viaturas mais limpas, cumulativo ao já existente da parte do Estado francês.
“O auxílio dos poderes públicos representará 50% do preço de compra do veículo”, afirmou Anne Hidalgo. A edil parisiense pretende ainda “encetar conversas” com os construtores para que haja mais oferta de veículos com mais eficiência energética.