A Atlantic Railway Motorway, destinada a ligar o País Basco francês ao Norte do país, deverá arrancar em 2015. A Lorry Rail é o candidato mais provável a explorar o novo serviço.
O ministro dos Transportes gaulês reafirmou a aposta do Executivo na criação da terceira auto-estrada ferroviária do país, para retirar mais pesados de mercadorias da rodovia.
A nova ligação, já prevista no plano de fomento do transporte ferroviário de mercadorias apresentado em 2009 por Nicolas Sarkozy, deverá ligar Bayonne, no País Basco francês, próximo da fronteira com Espanha, a Dourges, a Sul de Lille, passando por Bordéus e Longueau.
A concretização do projecto implicará a criação de terminais intermodais nos dois extremos da ligação e a adaptação da via para permitir a circulação dos vagões-plataforma carregados com os camiões.
O ministro Frédéric Cuvillier não se comprometeu com uma data para o arranque da exploração comercial, que não deverá ocorrer antes de 2015. Mas os planos de desenvolvimento futuro apontam já para a extensão da ligação até aos portos franceses ded Le Havre, Rouen, Calais ou Dunquerque
A Lorry Rail, subsidiária da SNCF Geodis, é a mais séria candidata a operar o novo serviço. A companhia é já a responsável pela AE ferroviária Luxemburgo-Perpignan. A outra AE ferroviária já existente liga Lyon e Turim através dos Alpes.
A SNCF Geodis terá planos para criar uma rede paneuropeia de AE ferroviárias, capaz de transportar meio milhão de camiões/ano.
Caso se concretize, o novo serviço ferroviário a partir da fronteira de Espanha com França poderá constituir uma alternativa para os transportadores rodoviários de mercadorias portugueses.