Quarta-feira, Março 29, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Parlamento debate Linha do Douro até Espanha

por T&N
08/03/2021
em Ferroviário, Infra-estruturas
1
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A Assembleia da República (AR) debate, quinta-feira, uma petição e projectos de resolução do BE, PAN, PCP, PEV e PSD que defendem a modernização e reactivação da Linha o Douro té Espanha.

A apreciação parlamentar resulta da apresentação, a 9 Janeiro de 2020, de uma petição pela requalificação e reabertura da Linha do Douro (Ermesinde – Barca d’Alva) e subsequente ligação a Salamanca, que reuniu 13 999 assinaturas.

A iniciativa foi promovida pela Liga dos Amigos do Douro Património Mundial e pela Fundação Museu do Douro.

Os promotores da petição defendem “a relevância da Linha do Douro no quadro dos atributos que levaram à classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial pela UNESCO e a importância que este projecto tem para o desenvolvimento endógeno” do território.

A petição pública pede aos deputados para “promoverem que seja devidamente contemplado”, num “instrumento público adequado”, o investimento na reabertura, requalificação e modernização de toda a Linha do Douro e que seja “assegurado o investimento na ligação entre Barca d’Alva e La Fuente de San Esteban, na província de Salamanca”, em Espanha.

A Linha do Douro desenvolve-se ao longo de 191 quilómetros, de Ermesinde a Barca d´Alva. O encerramento da ligação internacional ocorreu em 1985 e o lanço entre Pocinho e Barca d´Alva encerrou em 1988. A electrificação está concretizada até Marco de Canaveses.

Nos cinco projectos de resolução apresentados, os partidos PEV, PCP, PSD, PAN e BE defendem também a modernização de toda a Linha do Douro e a sua reactivação para Espanha.

“Os Verdes” defendem a rápida concretização da modernização até ao Pocinho e o planeamento da intervenção até Barca d’Alva e que o Governo português leve a efeito contactos com o governo espanhol e com o governo Regional de Castela e Leão para a reabertura da ligação ferroviária internacional a Salamanca e à sua continuidade para o centro da Europa.

O partido defende ainda que é necessário reabilitar os ramais do Corgo e Tâmega, reavaliar a abertura do ramal do Sabor e estudar uma nova solução para a linha do Tua.

O PCP quer que o Governo garanta “a concretização da empreitada de modernização da Linha do Douro em curso”, proceda ainda ao “urgente lançamento processual de projecto e obra e garantia da concretização da modernização da Linha do Douro entre Peso da Régua e Pocinho” e a “valorização e planeamento da modernização da Linha do Douro entre Pocinho e Barca d’Alva”.

Os comunistas defendem a “concretização dos procedimentos de aquisição de material circulante de tracção eléctrica adequada à oferta nas diversas secções” desta linha e proceda “aos adequados contactos e procedimentos junto do Estado espanhol, tendentes ao restabelecimento da continuidade internacional da Linha do Douro”.

O PSD quer que o Parlamento recomende ao Governo que “acelere a conclusão da elaboração do projecto de execução e a realização das obras de modernização e electrificação da Linha do Douro entre o Marco de Canaveses e o Peso da Régua” e que “proceda à abertura imediata dos concursos” para a elaboração dos projectos de execução da requalificação e electrificação da Linha do Douro entre a Régua, o Pocinho e depois Barca d’Alva.

Quer ainda que “garanta o reforço e renovação do material circulante” e “desenvolva os necessários contactos com o governo espanhol no sentido de preparar uma candidatura conjunta aos programas europeus para a reabertura da ligação ferroviária entre Barca d’Alva e Salamanca”.

No seu projecto de resolução, o PAN defende a “requalificação de toda a Linha do Douro e material circulante”, a concretização da “electrificação integral” desta via ferroviária e que se encetem “esforços junto do governo de Espanha para a reabertura da ligação ferroviária a Salamanca”.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo que “concretize a modernização e electrificação integral da Linha do Douro, entre Ermesinde e Barca d´Alva”, proceda “à requalificação do material circulante” e articule “com o governo de Espanha a reabertura da ligação ferroviária internacional a Salamanca”.

Notícias Relacionadas

Parlamento debate Linha do Douro até Espanha
Ferroviário

Linha do Douro prepara regresso à fronteira

03/10/2022
Douro: Electrificação do Marco-Régua pode avançar
Infra-estruturas

Linha do Douro electrificada até à Régua em 2025

12/08/2022
Parlamento debate Linha do Douro até Espanha
Ferroviário

Reabrir Linha do Douro até Barca d’Alva custa 75 milhões

29/04/2022
A seguir
CHEP é Top Employer pelo 4.º ano consecutivo 

CHEP parceira da Fromageries Bel Portugal

Comentários 1

  1. Armando says:
    2 anos atrás

    Já ontem era tarde a requalificação e electrificação da linha em toda a sua extensão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

ONE multiplica lucros no primeiro trimestre

ONE garante 28,7% da Seaspan

29/03/2023
Flixbus reforça presença no mercado nacional

Flixbus aumenta oferta em 43% na Páscoa

29/03/2023
Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

29/03/2023
Funchal perdeu 50 mil passageiros e a liderança nacional

Portos nacionais na Seatrade Cruise Global

29/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist