Foi hoje publicada em Diário da República a resolução da Assembleia da República recomendando ao Governo a elaboração de um documento estratégico que sirva de base a um Plano Ferroviário Nacional.
A resolução foi aprovada no Parlamento no passado dia 27 de Novembro, no dia seguinte à tomada de posse do Executivo liderado por António Costa.
De acordo com a resolução, o documento a elaborar no prazo máximo de um ano deverá contemplar, entre outros aspectos, as linhas ferroviárias de vocação urbana e metropolitana, de cobertura regional e nacional e ainda de ligação ibérica e transeuropeias (nestes últimos casos, em articulação com Espanha).
Igualmente deverá ser contemplada a ligação progressiva de todas as capitais de distrito à rede ferroviária nacional. E também as ligações aos hinterlands dos portos e aeroportos.
A resolução recomenda ainda que seja garantida a ligação entre modos, nomeadamente à escala urbana e regional, e também nas ligações com portos e aeroportos, para o transporte de passageiros e de mercadorias.
Finalmente, o texto recomenda o desenvolvimento das competências da EMEF na construção e manutenção de veículos ferroviários.
O Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas (PETI) aprovado pelo Governo de Passos Coelho contempla vultuosos investimentos na ferrovia, nomeadamente nas ligações a Espanha para o transporte de mercadorias. Contudo, o plano estará a ser “optimizado” pela Infraestruturas de Portugal, o que terá já ditado o abandono de alguns investimentos como será o caso da electrificação da Linha do Algarve.