A partir de domingo, os jovens com idades até aos 23 anos poderão utilizar gratuitamente os transportes públicos com o novo passe sub23.
O passe sub23 já existia, mas restringido aos estudantes. A novidade é que agora abrange todos os jovens, uma alteração “importante para garantir a igualdade entre todos os jovens nesta faixa etária”, justifica o Ministério das Infraestruturas e Habitação em comunicado.
O alargamento do passe tem um custo estimado de 40 milhões de euros e um alcance potencial de 240 mil jovens, de acordo com o Executivo.
O “Governo pretende acelerar a transferência modal para o transporte público, com impacto particular nas gerações mais jovens junto das quais é fortemente necessário incutir hábitos de mobilidade sustentável”, refere o comunicado.
“O alargamento deste passe a um maior número de jovens é um convite que lançámos a esta geração para que adira ao transporte público e adopte a mobilidade verde como um modo de estar”, sublinha o ministro Miguel Pinto Luz, citado na nota.
O alargamento da gratuidade do passe sub23 é uma das 13 medidas incluídas no Pacote Mobilidade Verde, que foi aprovado em Conselho de Ministros, no início de Outubro, com um investimento total previsto, até 2025, de 115 milhões de euros para o transporte de passageiros e 55 milhões para o de mercadorias.