O passe único, que entrará em vigor a 1 de Abril, vai poder ser adquirido a partir de 21 de Março nas lojas Andante da Área Metropolitana do Porto, revelou hoje o presidente daquela entidade.

No dia 20, véspera do arranque da venda do título, será lançada uma campanha de informação que a AMP pretende seja esclarecedora para todos os utilizadores do passe único dentro da área metropolitana.

A AMP aprovou, a 22 de Fevereiro, uma proposta de passe único de 40 euros para viagens intermunicipais e um outro de 30 euros para viagens dentro do concelho ou até três zonas.

No âmbito do PRAT – Plano de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos foi ainda aprovado um título gratuito para crianças até aos 12 anos, que deverá entrar em vigor a 1 de Setembro.

Na reunião de hoje, Eduardo Rodrigues admitiu que o passe único poderá não entrar em vigor já no dia 1 de Abril em toda a área metropolitana, uma vez que há operadores que ainda não adquiriram os validadores necessários na rede Andante.

Segundo o presidente da AMP, mantêm-se ainda questões por resolver com a empresa Auto Viação Feirense, que serve nove concelhos – Santa Maria da Feira, Arouca, Castelo de Paiva, Ovar, S. João da Madeira, Porto, Gaia, Espinho e Gondomar – e o Grupo Transdev, no caso particular de Santo Tirso.

Eduardo Rodrigues disse acreditar, ainda assim, que esses constrangimentos possam já estar resolvidos até ao dia 1 Maio, até porque, sublinhou, os validadores são condição essencial para que estas empresas possam entrar no concurso para a concessão dos transportes rodoviários que está a ser ultimado.

No caso da CP, as negociações ainda decorrem, estando já marcada uma reunião para o próximo dia 29 de Março.

O autarca informou ainda que, neste momento, não é possível avançar com a implementação no Grande Porto do “passe família”, por questões técnicas na aferição dos dados do agregado.

Com o “passe família”, todos os elementos de um agregado familiar que vivam na mesma casa têm acesso ao passe único por um preço fixo de 80 euros, correspondente ao valor de dois títulos mensais.

Tags:

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*