Paula Cristina Sengo é a nova presidente do Comité Técnico de Desenvolvimento Sustentável da ESPO, a organização europeia de portos marítimos.
Chefe do Gabinete de Estudos e Planeamento da Administração do Porto de Lisboa, Paula Sengo foi eleita no decurso da assembleia geral da ESPO, que decorreu ontem, em Bruxelas.
Portugal esteve representado no evento por Paula Cabaço, presidente da APRAM, e Eduardo Feio, presidente da APA e a APFF, ambos na qualidade de directores da Associação dos Portos de Portugal (APP).
O Comité Técnico de Desenvolvimento Sustentável da ESPO, agora com presidência portuguesa, trata das questões das alterações climáticas, transição energética, gestão ambiental nos portos, poluição e planeamento e desenvolvimento portuário.
Durante a Assembleia Geral de ontem realizou-se a eleição da nova Direção da ESPO, para o biénio 2025/2026, doravante liderada por Ansis Zeltiņš (Riga), tendo como vice-presidentes Gerardo Landaluce Calleja (Algeciras) e Cédric Virciglio (HAROPA).
A reunião magna serviu ainda para aprovar o orçamento e plano de acção da ESPO para o ano de 2025.