A pesagem dos contentores marítimos antes de embarque será obrigatória já a partir de Julho de 2016, mas os carregadores e os operadores de terminais continuam sem saber como será implementada a medida, que resulta de alterações à Convenção Solas, aprovadas pelo comité de segurança da Organização Marítima Internacional.

Contentores

A Federação dos Operadores Portuários Privados Europeus (Feport, em inglês) avisa que muitos países ainda não definiram como vão operar aquela verificação e que “ainda há falta de informação e de harmonização ao nível nacional”.

“A falta de directrizes nacionais vai, em última análise, levar a confusão na implementação [das regras] e terá um impacto adverso nas operações e resultar em possíveis distorções da concorrência”, refere, citado pela assessoria, o responsável pelo comité de alfândegas e logística da Feport, Jasper Nagtegaal.

Não é apenas o cenário na União Europeia que preocupa os operadores. Também nos EUA ainda não há regras concretas. Sarah Janaro, porta-voz da Guarda Costeira, disse, citada pelo portal “SeaNews Turkey”, que as regras para a verificação do peso dos contentores antes de embarque “ainda estão em análise”, bem como a forma “como serão implementadas”.

 

Comments are closed.