O Peugeot e-Partner estará disponível no mercado no segundo semestre do ano corrente, anuncia a marca.
O Peugeot Partner, líder do mercado nacional de veículos comerciais ligeiros, com uma quota de 15,7%, terá a partir deste ano uma motorização 100% eléctrica, tal como acontece com o e-Expert e o e-Boxer.
Com mais este lançamento, a Peugeot torna-se um dos primeiros construtores a oferecer uma gama completa de comerciais ligeiros eléctricos na Europa.
O novo e-Partner estará disponível nas mesmas versões das motorizações térmicas, com duas silhuetas – furgão simples (até 3 lugares) e furgão misto (até 5 lugares) – e dois comprimentos: standard e longo.
A motorização será assegurada por um motor 100% eléctrico, com uma potência máxima de 100 KW e um binário máximo de 260 Nm, alimentado por uma bateria de iões com uma capacidade de 50 KWh que garante uma autonomia máxima de 275 quilómetros. (A marca lembra a propósito que 80% dos condutores de veículos comerciais percorrem, em média, menos de 200 quilómetros por dia.)
Com a bateria colocada sob o compartimento de carga, a capacidade de transporte não é afectada. O volume útil varia entre os 3,8 m3 (versão standard) e os 4,4 m3 (versão longa), com a carga útil a chegar até aos 800 kg (ao melhor nível do mercado, é dito). A capacidade de reboque atinge os 750 kg.
Sendo certo que o custo de aquisição de um veículo eléctrico é superior ao de um térmico, a Peugeot lembra os incentivos fiscais existentes, o menor custo da energia (até menos 70%), os menores custos de manutenção (até 50%, num horizonte de 48 meses) e o maior valor residual,
O novo e-Partner será produzido na fábrica do grupo em Vigo.