Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

PIB de 2019 poderá só ser retomado em 2022

por T&N
08/04/2020
em Economia e Mercados
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
Numa perspectiva conservadora, só em 2022 a economia portuguesa regressará ao nível do PIB de 2019, estimam os economistas da Universidade Católica.

Há duas semanas, o Católica Lisbon Forecasting Lab/NECEP divulgou a estimativa para a economia de Portugal em 2020, estimando uma contracção do PIB entre 4% (cenário optimista, crise sanitária curta e recuperação rápida) e 20% (cenário pessimista, crise sanitária prolongada), apontando para um cenário central de queda de 10%.

Hoje, o NECEP avançou as previsões para 2021 e 2022.

Para 2021, o cenário optimista (crise sanitária curta e a recuperação económica forte já na segunda metade deste ano) estima que seria possível anular as perdas de 2020, com um ganho de 2,2% do PIB face a 2019, baixando a taxa de desemprego para 7%. O cenário pessimista estima uma degradação da economia, com queda do PIB acima de 20%, e taxa de desemprego próxima de 16% (com a passagem para o desemprego dos trabalhadores em lay-off).

Já o cenário central estima que em 2021 haja uma queda da economia de 4% face a 2019, sendo “necessário esperar por 2022 para se regressar ao nível de produto do ano passado”. Neste cenário central, a taxa de desemprego iria manter-se relativamente elevada, em cerca de 9%, podendo contudo “regressar a valores próximos dos 7% num cenário de recuperação forte em 2022”.

Já quanto a previsões para 2022, o cenário pessimista é de queda da economia acumulada de 15,7% face a 2019, o cenário optimista de recuperação de 3,3% e o cenário central de recuperação de 1,9%.

Já agora, relativamente ao primeiro trimestre acabado há dias, os economistas da Católica antecipam que o PIB terá variado, em termos homólogos, entre -0,3% e 1,3%, com a taxa de desemprego a fixar-se entre os 6,8% e os 7%. O arranque do ano até foi positivo, mas depois chegou a Covid-19, justificam.

Notícias Relacionadas

Brasil concessiona Ferrovia Norte-Sul
Economia e Mercados

Crescimento do Brasil recuará para 0,2% este ano

27/01/2023
Governo quer regulamentar cargas e descargas
Economia e Mercados

ISEG revê em baixa crescimento da economia

19/09/2022
FMI: PIB cai 8% e desemprego sobe a 13,9%
Economia e Mercados

FMI baixa crescimento da zona euro

26/07/2022
A seguir
Arriva “à espera” de assumir o controlo do Grupo Barraqueiro

Grupo Arriva coloca mil em lay-off simplificado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Wec Lines e Arkas reforçam em Setúbal

Setúbal recuou para 6,2 milhões de toneladas

09/02/2023
Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

08/02/2023
TAP faz estreia mundial do A330neo

TAP terá perdido 444 milhões com troca de Airbus

08/02/2023
Transtejo lança concurso para carregar navios eléctricos

Transtejo terá quatro ferries eléctricos até ao final do ano

08/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist