A Pacific Internacional Lines (PIL) aderiu à DCSA (Digital Container Shipping Association), tornando-se assim o seu décimo membro.
A partir daqui, a PIL e a DCSA colaborarão no desenvolvimento e testagem de standards digitais para o shipping de contentores, na prática aprofundando o trabalho que já vinham fazendo separadamente.
“A PIL tem empreendido activamente iniciativas de digitalização e temos o prazer de nos juntarmos à DCSA para acelerar a nossa jornada e, ao mesmo tempo, aumentar as capacidades de digitalização da indústria. A digitalização aumenta a eficiência, reduz custos e reduz a nossa pegada de carbono e simplifica transacções para todas as partes interessadas”, sublinhou Lars Kastrup, CEO da PIL, citado em comunicado.
“À medida que continuamos a nossa colaboração com parceiros da indústria para avançar na digitalização da indústria de transporte marítimo de contentores, a participação da PIL representa outro marco significativo. Nos últimos cinco anos, a DCSA e os seus membros criaram uma base digital que permite que a indústria melhore a experiência do cliente, reduza custos e ajude a indústria a mudar para um futuro mais sustentável”, destacou Thomas Bagge, CEO da DCSA.
A adesão da PIL marca a primeira expansão da DCSA desde que foi criada, há precisamente cinco anos (Abril de 2019) por nove dos dez maiores players mundiais do shipping de contentores: MSC, Maersk, CMA CGM, Hapag-Lloyd, ONE, Evergreen, Yang Ming, HMM e ZIM.
A associação tem como objectivo estabelecer padrões de TI que facilitem “a interconectividade digital e a comunicação de dados contínua que qualquer pessoa que intervenha no sector possa aproveitar”.
“Abandonar a transferência de conhecimentos de embarque físicos em papel poderia poupar 6,5 mil milhões de dólares em custos directos para as partes interessadas, permitir um crescimento anual do comércio global de 30 a 40 mil milhões de dólares e garantir a sustentabilidade a longo prazo do comércio internacional”, refere a associação.