A Volvo Trucks anuncia para 2013 a comercialização do “I See”, um “piloto automático” que controla a mudança de velocidades e permite poupar no combustível, nos pneus e nos travões.

A solução desenvolvida pela marca sueca trata de replicar, de forma automática, o comportamento dos bons motoristas, que aproveitam as subidas e descidas para pouparem nos consumos, utilizando (mesmo sem disso terem consciência) a energia cinética.

O “I See” controla a energia cinética do próprio camião de forma a fazê-lo avançar em subidas. Nas descidas, a mesma energia é utilizada para a aceleração. Na prática, trata-se de aproveitar o “embalo” do veículo.

O “I See” está ligado ao sensor de inclinação da transmissão, o que lhe permite obter informações em tempo real sobre a topografia. Além disso, tem capacidade para memorizar cerca de 4 000 subidas. E assim, qual piloto automático, ligado ao cruise control do camião controla as mudanças de velocidade, o acelerador e os travões.

Evidentemente, o “I See” será particularmente valioso em trajectos em terreno ondulado. Os técnicos suecos prometem uma poupança de combustível de 5%. Além de um reduzido desgaste dos pneus e travões.

Para saber mais sobre o “I See”, ver: http://youtu.be/b98FV0Pblaw.

Os comentários estão encerrados.