A Pinto Basto realizou o seu primeiro agenciamento de um navio comercial no porto da Figueira da Foz. Para o ano estão previstos navios de cruzeiros.
Ano e meio depois de se ter estabelecido no porto da Figueira da Foz (iniciou a actividade a 1 de Junho de 2021), a Pinto Basto trouxe agora ao porto da foz do Mondego o seu primeiro navio comercial.
No caso, o Lily-B, com bandeira de Antigua e Barbados, chegou à Figueira da Foz no passado 24 de Novembro e zarpou a 1 de Dezembro, tendo nesse entretanto descarregado 3 200 toneladas de toros de madeira.
Até agora, as operações de agenciamento da Pinto Basto no porto figueirense centraram-se nas operações de dragagens, essencialmente de manutenção e melhoria das acessibilidades marítimas.
“As nossas operações na Figueira da Foz fazem parte da nossa estratégia de expansão de actividade, sendo que a intenção é alargar a nossa presença a todo o país. Esta primeira operação comercial é um marco, para mais numa empresa que conta com 250 anos”, sublinha João Bobone, responsável pela área marítima do Grupo Pinto Basto, citado em comunicado.
Para o próximo ano estão já previstas duas operações com navios cruzeiros, reforçando a oferta e a aposta no porto.
Pena é a Figueira da Foz continuar sem as principais infrastructuras que distinguem as cidades desenvolvidas das cidades atrasadas. Faltam transportes públicos, serviços de saúde, estradas em condições…