José Pires da Fonseca é o único candidato português aos prémios “Talentos da Mobilidade”, instituídos pela UITP. Os vencedores serão conhecidos no início de Junho, no Salão Europeu de Mobilidade.
Pires da Fonseca, responsável pelo negócio ferroviário da Veolia Transdev em Portugal e Espanha, é um dos nomeados ao prémio de “Best Manager”.
A proposta de candidatura lembra o percurso de Pires da Fonseca no sector ferroviário, iniciado em 2000 na CP, e continuado a partir de 2006 na Takargo (o primeiro – e até agora único – operador privado de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal). Até Agosto do ano passado, quando se mudou “de armas e bagagens” para a Veolia Transdev e para o negócio do transporte público de passageiros.
A short list dos candidatos ao prémio de “Best Manager” integra seis nomeados, sendo um alemão, um belga, três franceses… e Pires da Fonseca.
Os vencedores em cada uma das quatro categorias serão decididos por um júri de jornalistas europeus especializados em questões de mobilidade e transportes públicos. Mas há ainda um quinto prémio, comum a todas as categorias, e que será atribuído directamente pelos internautas que votem online.
O prazo para a votação termina no próximo dia 14 do corrente. Os interessados poderão votar em http://www.transportspublics-expo.com/talents/2012/vote-en.php.
Os vencedores serão conhecidos, e homenageados, no decurso do Salão Europeu de Mobilidade – Transportes Públicos 2012, que se realizará entre 5 e 7 de Junho, em Paris.