O Pireu subiu ao segundo lugar entre os portos do Mediterrâneo na movimentação de contentores. O líder é ainda Valência, mas poderá ser superado já este ano.

Em 2018, o porto do Pireu movimentou cerca de 4,9 milhões de TEU, e com isso ultrapassou Algeciras no segundo lugar dos portos do Mediterrâneo, no ranking global elaborado pelo Lloyd’s List.

A liderança na movimentação de contentores no Mediterrâneo permaneceu, no final de 2018, com o porto de Valência, com 5,1 milhões de TEU. Mas a expectativa é de que no final de 2019 o líder fale grego… ou chinês.

O Pireu ocupa o 37.º lugar mundial em termos de movimentação de contentores, tendo subido sete posições em apenas dois anos. É de crer que esse desempenho este ano melhore ainda mais, até porque a Cosco, que detém a Autoridade Portuária do Pireu, está no topo da lista anual da Lloyd’s List dos operadores portuários mais fortes do mundo.

 

This article has 1 comment

  1. Eu peço a algum dos leitores da T&N que informe a sra. MINISTRA DO MAR, ANA PAULA VITORINO, que por sua culpa exclusiva, demorou 4 anos 2016-2019 a fazer renegociação da concessão do terminal XXI de Sines, a Grécia, a Espanha e Marrocos, vão ficar com todos os contentores movimentados no Mediterrâneo e no Suez !!