Foram mais de 300 os contributos para o Plano Ferroviário Nacional (PFN) apresentados durante a consulta pública, que terminou no final de Setembro.
O Ministério das Infraestruturas anunciou hoje terem sido recebidos 328 contributos para o Plano Ferroviário Nacional, a esmagadora maioria (296) individuais, mas também de associações, grupos de cidadãos e autarquias.
“Dos 318 contributos, 78 continham documentos anexos que totalizavam mais de 900 páginas. As propostas colocadas a análise do grupo de trabalho são muito variadas, desde pedidos de reforço de serviços ferroviários em determinadas linhas ou estações, a propostas de novas linhas com algum nível de desenvolvimento técnico. Existem também contributos de âmbito estratégico, por exemplo, sobre o posicionamento de Portugal nas cadeias logísticas globais e o contributo da ferrovia para as exportações”, detalha o comunicado emitido pelo gabinete do ministro Pedro Nuno Santos.
Os próximos passos, já em andamento, são a definição de âmbito da Avaliação Ambiental Estratégica e do Relatório de Diagnóstico, prevendo o ministério que estejam concluídos em meados de Dezembro.
Paralelamente, acrescenta, “estão também já em curso estudos e análises para a identificação de constrangimentos na rede ferroviária existente e para a configuração da futura rede ferroviária que deverá ficar definida no PFN”.
A proposta de Plano Ferroviário Nacional “deverá ser apresentada e colocada à discussão pública no segundo trimestre de 2022“, conclui o comunicado.
O PFN com estes últimos 2 ministros (os 2 PEDROS) tem sido 1″ grande barracada” ou seja as obras inscritas no PDR 2020 vão terminar em 2027 como sejam os 2 CORREDORES INERNACIONAIS NORTE E SUL, as obras inscritas no PRR vão terminar em 2030 (são complementos do PDR 2020) e as obras a inscrever no PDR 20230 deverão iniciar em 2030 e acabar lá para 2040, resumindo os 2 PEDROS juntos não fazem 1, pior seria mesmo impossível. NOTA : os 2 PEDROS são obviamente o Marques e e o Santos