O estudo prévio para a futura Plataforma Logística da Pampilhosa (PLP) deverá estar concluído em Março do próximo ano, anunciaram a Câmara da Mealhada e os portos de Aveiro e da Figueira da Foz.
Animadas pelas novas orientações da União Europeia para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T), a Câmara da Mealhada e as administrações portuárias de Aveiro e da Figueira da Foz apostam em dar um impulso decisivo ao projecto – velho de anos – da Plataforma Logística da Pampilhosa.
Em curso estão já os estudos preliminares que contemplam a definição do modelo operacional da PLP, a identificação e análise de benchmarking das plataformas logísticas ibéricas, o estudo de mercado da PLP, a proposta de estudo prévio, a identificação e caraterização das infra-estruturas e super-estruturas a construir, a definição do modelo de exploração, as opções de financiamento e a elaboração de estudos de viabilidade económico-financeira, entre outros. O processo deverá estar concluído em Maio de 2025.
Os promotores, que reuniram para fazer o ponto da situação do processo, sublinham que as novas orientações da União Europeia para a RTE-T que colocam a Plataforma Logística da Pampilhosa como Terminal Rodo-ferroviário Principal no conjunto de infraestruturas e de gestão de transportes.
“Esta oportunidade é única para fazer vingar este projecto, colocando-o na agenda local, nacional e da Europa”, sustenta Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada. A PLP, diz, “encaixa-se perfeitamente nas metas da União Europeia quanto à redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa”.
Já Eduardo Feio, presidente dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, reconhece o papel da Plataforma Logística da Pampilhosa como “fundamental para os dois portos, na perspectiva de aumento do seu hinterland, permitindo aumentar os serviços portuários e logísticos em toda a região Centro e potenciar a nossa posição em termos ibéricos”. Além do que, acrescenta, “é fundamental também para cumprir os desígnios europeus na transferência modal do transporte rodoviário para ferroviário, contribuindo para a descarbonização, tonando-nos mais eficientes sem pôr em causa o sucesso da nossa economia”.
A Plataforma Logística da Pampilhosa integrará o Corredor Atlântico, da rede “core” da RTE-T, que deverá estar concluída até 2030.