A P&O Ferries assinou um contrato de 260 milhões de euros com um estaleiro chinês para a construção de dois navios para as rotas do Canal da Mancha.
Com 230 metros de comprimento, os ferries serão, de acordo com a P&O Ferries, as maiores a navegar entre Dover e Calais. As unidades serão entregues até 2023, sendo que o acordo prevê a encomenda, até 2024, de duas embarcações adicionais.
Os novos navios terão duas pontes e permitirão o embarque/desembarque em ambas as extremidades, o que evitará manobras nos portos, com isso poupando-se tempo e combustível.
“Estes serão os navios mais sustentáveis que já navegaram no Canal da Mancha”, comentou Janette Bell, CEO da P&O Ferries, citada em nota de imprensa.
Desde a companhia salientam que uma combinação de propulsão de combustível e baterias permitirá que os navios reduzam o uso de combustível em 40% face às embarcação que substituirão.
“Este grande investimento numa nova geração de super-ferries é um poderoso testemunho do compromisso da DP World, nossa proprietária, em favorecer os fluxos comerciais entre a Grã-Bretanha e a Europa, fornecendo capacidade de transporte marítimo de excelência por muitos anos”, refere o presidente da P&O Ferries, Robert Woods.
A companhia opera mais de 20 embarcações que transportam 8,4 milhões de passageiros e 2,3 milhões de unidades de carga por ano.