O PO SEUR vai financiar a compra de mais 193 autocarros eléctricos, elevando para 893 os autocarros limpos já adquiridos, anunciou o Ministério do Ambiente.
Além da compra dos autocarros eléctricos será também co-financiada a instalação de 136 postos de carregamento.
Desta feita, os autocarros destinam-se a operadores de transporte colectivo de passageiros de fora das áreas metropolitanos de Lisboa e Porto. Foram apresentadas 43 candidaturas e aprovadas 32. O comunicado do Ministério do Ambiente cita os casos de Guimarães, Braga, Coimbra, Aveiro, Faro, Fornos de Algodres, Almodôvar, Castro Verde ou Vila Velha de Ródão.
O co-financiamento da compra destes autocarros envolve 50,9 milhões de euros de fundos comunitários. Com mais este investimento o “PO SEUR já destinou 110 milhões de euros aos autocarros limpos, permitindo a aquisição de 893 unidades”, sublinha a nota.
Decorre entretanto, até ao próximo dia 31, um concurso para apoiar a compra de 145 autocarros eléctricos ou a hidrogénio (e respectivos postos de carregamento) destinados às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Neste caso, o investimento previsto é de 48 milhões de euros.