O operador polaco PKP Intercity contratou com a Alstom o fornecimento de 20 composições “Novo Pendolino”, num negócio de 665 milhões de euros.
Os novos comboios serão fabricados em Itália e começarão a ser entregues em 2014. A manutenção dos veículos, por um período de 17 anos, será feita na capital polaca.
Os novos “Pendolino” podem circular a 250 km/hora, transportando 402 passageiros nas suas sete carruagens. Destinam-se a operar as ligações entre Varsóvia e Gdansk, Varsóvia e Katowice e Varsóvia e Cracóvia, reduzindo consideravelmente os actuais tempos de percurso
Os “Pendolino” são os comboios de Alta Velocidade “made in Italy” de maior sucesso, estando já na sua quarta geração.
Entretanto, a Alstom anunciou também um acordo de princípio para a construção de um metro aéreo na capital do Iraque.
O projecto, que poderá valer cerca de 1,5 mil milhões de dólares, compreende a construção de uma linha cm 25 quilómetros de extensão e cerca de 15 estações, entre o bairro de Chaab, a norte de Bagdade, e o centro da capital. O sistema terá capacidade para transportar 30 mil passageiros/hora.
O projecto do metro de Bagdade remonta aos anos 70 do século passado mas só em 2008 é que foi recuperado pelas autoridades locais. Até à assinatura do contrato deverão ainda passar mais seis a oito meses.