O operador privado checo LEO Express prevê anunciar em breve o serviço ferroviário República Checa-Polónia, depois de o regulador polaco UTK ter completado o processo de certificação e concedido os canais horários.

LEO Express

A rota será Praga-Ostrava-Katowice-Cracóvia. Os serviços diários deixarão Cracóvia às 04h44 para chegarem a Praga às 11h39 e sairão de Praga às 16h10 para chegarem a Cracóvia às 23h10.

“Graças aos esforços da UE, existem várias companhias privadas a operar ao lado dos operadores estatais nos mercados nacionais. Isto envolve muitos novos desafios. Estamos felizes por as autoridades polacas se preocuparem com o desenvolvimento das ligações internacionais e com a expansão da oferta”, referiu Peter Jančovič, CEO da LEO Express Polska.

“Estou satisfeito que a UTK tenha podido conceder a certificação para uma nova companhia ferroviária”, afirmou, por sua vez, o presidente da UTK, Ignacy Góra. “A concorrência aumenta as probabilidades dos passageiros obterem melhores serviços”, acrescentou.

A LEO Express propõe-se estabelecer uma “rede transfronteiriça bem conectada” de serviços ferroviários, de autocarros e de minibus na Europa Central, pois os seus responsáveis acreditam existirem “óptimas oportunidades” para o desenvolvimento de serviços ferroviários internacionais.

“Os polacos vão juntar-se a suecos, britânicos, checos, alemães, eslovacos, austríacos e italianos que conseguiram beneficiar da concorrência ferroviária e do desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros”, afirmou o presidente da companhia, Peter Köhler.

 

Comments are closed.