Domingo, Abril 11, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    O regime excepcional dos slots

    Voar longo curso em low cost, eu levo os amendoins

    O que é um Porto?

    A licença social para operar e expandir um porto enquanto vantagem competitiva

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A inércia que gera inércia

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Canal do Suez bloqueado há 4 dias

    Pedro Galveia

    Combustíveis marítimos e descarbonização – Incertezas

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a JUL

  • ENTREVISTAS
    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Paulo Paiva (APAT)

    Entrevista a Pedro Polónio, Presidente da ANTRAM

    Entrevista a Pedro Polónio (ANTRAM)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Carlos Vasconcelos (Medway)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

    Entrevista a Álvaro Fonseca (Takargo)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Mobilidade

Ponte para o Metro do Porto vai avançar

por T&N
05/03/2021
em Mobilidade
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O concurso público de ideias para o projecto da nova ponte sobre o Douro, que servirá o Metro do Porto, será lançado este mês, anunciou o ministro do Ambiente e da Acção Climática.

“Vamos lançar este mês o concurso de ideias para a nova ponte sobre o Douro”, afirmou João Pedro Matos Fernandes, no Ciclo de Conferências “Pensar a Cidade” dedicada ao tema “Transportes e Mobilidade no Porto: Que Futuro?”, promovida pelo PS Porto.

Em causa está um aponte sobre o rio Douro, para servir a linha Santo Ovídio-Devesas-Campo Alegre do Metro do Porto, que ficará localizada entre as pontes Luís I e da Arrábida.

Na sua intervenção inicial, o governante explicou que o concurso estava pronto para ser lançado há já alguns dias, mas o ministério entendeu que só o deveria fazer após a consignação das obras das linhas Rosa e Amarela, que vão arrancar ainda este mês, depois de o Tribunal de Contas (TdC) ter homologado, no início da semana, os contratos das duas empreitadas, adjudicadas por um valor global de 288 milhões de euros.

“Senão, podíamos estar a criar a ilusão nas pessoas de mais um concurso e as outras obras ainda não começaram. Não, as outras obras vão mesmo começar e logo a seguir vamos lançar este concurso”, observou.

Pedro Matos Fernandes insistiu que o concurso em causa tem de ser um “grande concurso público internacional”, tendo em consideração a localização da mesma.

“Quando se projecta uma ponte num cenário destes, entre a Ponte da Arrábida, do Edgar Cardoso, e a Ponte Luis I, do Eiffel, não pode ser um projectista qualquer, nem pode ser um empreiteiro a escolher […], tem mesmo de ser um grande concurso internacional, onde os melhores engenheiros de pontes do mundo venham a concurso”, disse.

O governante salientou, contudo, que as verbas do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes (PART) não esgotam aquilo que é a ambição da Área Metropolitana do Porto (AMP), que apresentou um conjunto de projectos de metro e BRT [Bus Rapid Transit, vulgo metrobus], no valor de 1 250 milhões de euros.

“O PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] tem aqui para o Porto 380 milhões de euros, ou seja, temos aqui um défice significativo. Esse défice vai ser pago, numa parte expressiva, através do próximo Quadro Comunitário de Apoio. Nós não vamos fazer aquilo que herdamos do PSD/CDS, que foi a inibição de pagar infraestruturas de transporte como estas para os passes metropolitanos”, defendeu.

 

Notícias Relacionadas

Metro do Porto avança com ponte no Douro
Mobilidade

Metro do Porto avança com ponte no Douro

16 de Março, 2021
ANA fecha terminal 2 do aeroporto de Lisboa
Mobilidade

Aeroportos perderam 70% dos passageiros

9 de Março, 2021
Chineses ganham concurso da Metro do Porto
Mobilidade

Metro do Porto: expansão arranca este mês

4 de Março, 2021
A seguir
Lufthansa corta mais aviões e pessoal

Companhias da UE e EUA perderam 46,8 mil milhões

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

 

            

+ Recentes

Grécia quer privatizar porto de Creta

Grécia quer privatizar porto de Creta

9 de Abril, 2021
Brasil concessiona ferrovia com 537 km

Brasil concessiona ferrovia com 537 km

9 de Abril, 2021
CMA CGM com recorde de contentores cheios

CMA CGM com recorde de contentores cheios

9 de Abril, 2021
Comboios elétricos na Linha do Minho a partir de Março

Linha do Minho com comboios eléctricos dia 25

9 de Abril, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist