A pontualidade das companhias de transporte marítimo de contentores atingiu em Janeiro mínimos históricos, calcula a Sea-Intelligence.
Em Janeiro, a pontualidade do transporte marítimo de contentores caiu para 30,9%, o valor mais baixo desde que a Sea-Intelligence começou a seguir este índice de performance do sector, em 2011.
Face ao mês anterior, a situação degradou-se ainda mais 0,9 pontos percentuais. Em termos homólogos, a deterioração atingiu os 3,9 pp, assinala a consultora.
Pelo sexto mês consecutivo, o atraso médio das escalas face ao programado situou-se acima dos sete dias. Em Janeiro, foram 7,38 dias.
A Maersk continua a ser a companhia mais pontual, com uma taxa de 46,9%, seguida de perto pela Hamburg Süd, outra insígnia do grupo, com uma taxa de 42,8%. Ambas melhoraram a sua performance em termos anuais.
Nos antípodas do ranking dos 14 maiores operadores mundiais, COSCO, Wan Hai, OOCL e Evergreen viram a sua performance degradar-se significativamente e ficaram todas abaixo dos 20% de pontualidade.
O índice da Sea-Intelligence abrange mais de 60 operadores em 34 rotas.