A pontualidade das companhias de transporte marítimo de contentores caiu em 2017. De acordo com a SeaIntel Maritime Analysis, a fiabilidade horária no ano passado foi de 74,5%, 8,4 pontos baixo dos 82,9% de 2016.
A Wan Hai, de Taiwan, foi o transportador mais pontual em 2017, com uma fiabilidade horária de 81%. O pódio foi encerrado pela Hamburg Süd e pela Evergreen, com níveis de pontualidade de 79,7% e 79,1%, respectivamente.
Os dados da SeaIntel indicam ainda que Evergreen e HMM foram as operadoras que menos viram degradar-se a sua pontualidade em 20217, com quebras homólogas de 4,7 e 5 pontos percentuais, respectivamente.
Ao invés, MOL, PIL e Yang Ming tiveram as maiores quedas de pontualidade, respectivamente de 12,7, 11,2 e 10,2 pontos percentuais.
A consultora sublinha também que nenhum dos 18 principais operadores melhorou as suas pontuações de fiabilidade horária face a 2016.
Evergreen lidera no Ásia-Norte da Europa
A fiabilidade horária dos transportadores no Ásia – Norte da Europa recuou em 2017 três pontos percentuais face a 2016, situando-se nos 76,4%, concluiu a SeaIntel.
A Evergreeen foi a companhia mais pontual, com uma taxa de 82,6% de cumprimento de horários, seguindo-se-lhe a Cosco, com 82,5%.
No Ásia-Mediterrâneo, a Safmarine revelou-se a companhia mais fiável, com um índice de pontualidade de 95,5%, longe da segunda classificada, a Evergreeen, que atingiu apenas os 79,8%.
Ambas fizeram melhor que a média do mercado, uma vez que a fiabilidade na linha se ficou pelos 74,6%, 9,3 pontos abaixo do conseguido em 2016.