Porlis (Grupo Yilport) e ETE Prime (Grupo ETE) já contrataram 28 novos estivadores para o porto de Lisboa. A formação começa segunda-feira.
Em comunicado, a Porlis anunciou a contratação de 20 novos estivadores. À “Lusa”, Diogo Marecos avançou que a ETE Prime contratou outros oito.
O administrador da Sotagus referiu ainda que os novos trabalhadores iniciam já na próxima segunda-feira o processo de formação teórica e prática, que será “assegurado por uma empresa certificada”, no Terminal de Contentores de Santa Apolónia, em Lisboa.
As duas empresas de gestão de mão-de-obra portuária lançaram processos de recrutamento de estivadores na sequência do fecho da A-ETPL. Em particular, a Porlis anunciou então a intenção de contratar 30 trabalhadores, dando preferência aos estivadores que eram da A-ETPL. Um objectivo que não se concretizou, a avaliar pela necessidade de dar agora formação aos novos contratados.
Do mesmo modo, dos 30 recrutamentos inicialmente previstos apenas 20 se confirmaram até ao momento, mas Diogo Marecos confirmou à “Lusa” a intenção da Porlis de contratar mais 20.
Com a insolvência da A-ETPL, o porto de Lisboa perdeu 134 estivadores. O sindicato SEAL contesta o despedimento, que considera ilegal, e defende que o processo de insolvência daquela empresa não está concluído, ao contrário do que alegam as empresas de estiva do Porto de Lisboa.
De acordo com o SEAL, os 134 trabalhadores da A-ETPL já requereram a realização de uma assembleia de credores e a substituição do actual administrador de insolvência junto do Tribunal do Comércio de Lisboa, onde corre o referido processo de insolvência.
Acabem de vez com o CAPO DA SEAL !