O Port Dalian, um dos três novos graneleiros da Portline, escalará esta semana o porto de Leixões, numa visita pouco comum.
O navio, entrado ao serviço do armador português em Janeiro passado, chegará a Leixões no próximo sábado, proveniente de Veneza, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Em Leixões, o Port Dalian descarregará ferro e aço em chapa (carregado em Mumbai), seguindo depois viagem em vazio.
O Port Dalian é o primeiro dos três graneleiros supramax que a Portline recebeu já este ano dos estaleiros chineses da Cosco Zoushan. Seguiram-se-lhe o Port Hainan, em Fevereiro, e o Port Canton, já em Março, tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS adiantou em primeira mão.
Com 190 metros de comprimento e 32,26 metros de boca, estes navios graneleiros de 57 000 DWT têm uma capacidade de transporte de 71 500 metros cúbicos de carga. Para a movimentação das cargas, estão equipados com quatro gruas de 30 toneladas cada.
Com mais estes três navios, que representaram para os respectivos armadores um investimento de cerca de 100 milhões de dólares, a Portline passou a operar uma frota de 12 graneleiros, sendo 11 do tipo supramax e um capesize.