Quarta-feira, Março 29, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Porta-contentores atingem 22,3 milhões de TEU

por T&N
07/01/2020
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A frota mundial de porta-contentores fechou o ano de 2019 com 5 347 navios e uma capacidade agregada de 22,3 milhões de TEU, segundo os dados da Alphaliner.

A Maersk lidera o ranking mundial da Alphaliner, com uma capacidade de transporte de 4,2 milhões de TEU (17,8% do total mundial), seguida da MSC, com 3,8 milhões de TEU e 15,9% de quota. Juntas as duas parceiras da aliança 2M controlam 33,7% da oferta mundial de transporte marítimo de contentores.

Com quotas de mercado, em termos de capacidade, de dois dígitos encontram-se a Cosco e a CMA CGM, com 2,9 e 2,7 milhões de TEU, respectivamente, e quotas de 12,4% e 11,4%.

Cosco e CMA CGM integram a Ocean Alliance, juntamente com a Evergreen, e as três detêm 29,2% de quota de mercado. Em Abril próximo juntar-se-lhes-á a HMM, que no final do ano representava 1,7% da capacidade mundial.

A Hapag-Lloyd é número cinco mundial, com 1,7 milhões de TEU e 7,3% de quota, à frente da ONE, sua parceira na THE Alliance, com 1,6 milhões e 6,7%. Completa a aliança a Yang Ming, número oito mundial, com 647 mil TEU e 2,7% de quota. Juntas valem, pois, 16,7% da oferta mundial.

A Yang Ming é, pode-se dizê-lo, a mais pequena das grandes companhias mundiais. Atrás de si, a PIL conta apenas 392 mil TEU.

Evergreen lidera encomendas

Diferente é o ranking das companhias com mais capacidade encomendada. Aí manda a Evergreen, com um total de 69 navios e 557 mil TEU contratados. O equivalente a 43,6% da sua capacidade actual.

Neste ranking particular, o segundo lugar é da CMA CGM, com 31 navios e 471 mil TEU, e o terceiro cabe à HMM, com 21 navios e 419 mil TEU. Neste caso, note-se, a capacidade contratada supera (107,5%) a da frota actual da companhia sul-coreana.

Além destas merecem referência as carteiras de encomendas da MSC e da Yang Ming, a primeira com 15 navios e 256 mil TEU agendados, e a segunda com 24 navios e 198 mil TEU.

A Maersk apenar aguarda 18 navios, num total de perto de 43 mil TEU. Cosco, Hapag-Lloyd e ONE não têm encomendas anunciadas.

Assumindo que todos os novos navios acrescentariam capacidade às frotas actuais, o que não será seguramente o caso, ainda assim a Maersk não veria perigar o seu primeiro lugar, mas teria a MSC mais perto. Já a CMA CGM ultrapassaria a Cosco e recuperaria o terceiro lugar do ranking da Alphaliner.

Com os novos navios, a Evergreen poderia superar a Hapagf-Lloyd e e a ONE e atingir o quinto posto.

GS Lines no 90.º lugar

O Grupo Sousa continua a ser a única presença portuguesa no ranking da Alphaliner, ocupando a 90.º posição. A consultora parisiense continua a referir o grupo madeirense como consolidando a PCI, a ENM e a Boxlines, sendo certo que os três armadores integram agora a GS Lines.

De acordo com os números da Alphaliner, a companhia portuguesa opera com sete navios (quatro próprios e três fretados), com uma capacidade total de 6 751 TEU.

Notícias Relacionadas

PSA chega à Costa Leste da América do Norte
Marítimo

Shipping de contentores nunca lucrou tanto

28/03/2023
MSC Irina é que é o maior do mundo
Marítimo

MSC Irina é que é o maior do mundo

15/03/2023
Casamentos, divórcios com muita água à mistura
Marítimo

Maersk e MSC suspendem primeiro serviço da 2M

15/03/2023
A seguir
TP: 15 operadores criticam o Governo

MAN repete liderança nos autocarros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Flixbus reforça presença no mercado nacional

Flixbus aumenta oferta em 43% na Páscoa

29/03/2023
Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras

29/03/2023
Funchal perdeu 50 mil passageiros e a liderança nacional

Portos nacionais na Seatrade Cruise Global

29/03/2023
Hapag-Lloyd estreia TEX no porto de Lisboa

Hapag-Lloyd estreia TEX no porto de Lisboa

28/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist