A maioria dos navios porta-contentores continua a evitar o Canal do Suez, por causa da insegurança no Mar Vermelho, em resultado das acções dos Houthis.
De acordo com a Alphaliner, nos primeiros quatro meses do ano corrente apenas 647 porta-contentores terão cruzado o Canal do Suez em qualquer dos sentidos.
Antes do eclodir da crise do Mar Vermelho, lembra a consultora, o trânsito no canal chegava a superar os 550 navios… mês.
São, portanto, menos, muito menos os porta-contentores no Suez, e mais pequenos também. Ainda segundo a Alphaliner, 70,6% dos navios registados respeitaram a sub-Panamax, com uma capacidade de transporte de menos de 4 000 TEU. O segmento representava apenas entre 10% e 15% do tráfego total antes da crise.
Porta-contentores de 4 000/7 500 TEU no Suez a Alphaliner contou 125 no quadrimestre, e de 7 500/18 000 TEU foram apenas 65. Em ambos os casos, menos do que o verificado em 2024, quando já se verificou um decréscimo acentuado na utilização do Canal do Suez.
Porta-contentores de +18 000 TEU há mais de um ano que não são vistos nas imediações do Suez.
Sem fim à vista para o conflito entre Israel e o Hamas, e com os Houthis a continuarem a ameaçar o tráfego marítimo (apesar dos ataques dos EUA às bases rebeldes no Iémen), os operadores de shipping de contentores continuam a optar pela Rota do Cabo.
Um contratempo que, bem vistas as coisas, até ajuda às contas (como o demonstraram os resultados de 2024 e as previsões para 2025).