Quarta-feira, Maio 14, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

    Afonso de Almeida preside à APLOG

    Logística de frio

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Porta-contentores continuam longe do Suez

por T&N
29/04/2025
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A maioria dos navios porta-contentores continua a evitar o Canal do Suez, por causa da insegurança no Mar Vermelho, em resultado das acções dos Houthis.

De acordo com a Alphaliner, nos primeiros quatro meses do ano corrente apenas 647 porta-contentores terão cruzado o Canal do Suez em qualquer dos sentidos.

Antes do eclodir da crise do Mar Vermelho, lembra a consultora, o trânsito no canal chegava a superar os 550 navios… mês.

Lertambém

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

13/05/2025
Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

13/05/2025

São, portanto, menos, muito menos os porta-contentores no Suez, e mais pequenos também. Ainda segundo a Alphaliner, 70,6% dos navios registados respeitaram a sub-Panamax, com uma capacidade de transporte de menos de 4 000 TEU. O segmento representava apenas entre 10% e 15% do tráfego total antes da crise.

Porta-contentores de 4 000/7 500 TEU no Suez a Alphaliner contou 125 no quadrimestre, e de 7 500/18 000 TEU foram apenas 65. Em ambos os casos, menos do que o verificado em 2024, quando já se verificou um decréscimo acentuado na utilização do Canal do Suez.

Porta-contentores de +18 000 TEU há mais de um ano que não são vistos nas imediações do Suez.

Sem fim à vista para o conflito entre Israel e o Hamas, e com os Houthis a continuarem a ameaçar o tráfego marítimo (apesar dos ataques dos EUA às bases rebeldes no Iémen), os operadores de shipping de contentores continuam a optar pela Rota do Cabo.

Um contratempo que, bem vistas as coisas, até ajuda às contas (como o demonstraram os resultados de 2024 e as previsões para 2025).

Notícias Relacionadas

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios
Marítimo

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

13/05/2025
MSC também se destaca na frota reefer
Marítimo

MSC também se destaca na frota reefer

24/04/2025
MSC (TIL) em vias de ser o maior operador portuário mundial
Opinião

Convulsão no Mar Vermelho. Implicações para a carga contentorizada

15/04/2025
A seguir
AEP volta à Argélia com sector da construção

AEP volta à Argélia com sector da construção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Greves: nem ruído, nem silêncio

Greves: nem ruído, nem silêncio

14/05/2025
Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

Canal do Suez dá descontos aos grandes navios

13/05/2025
Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

Marinha vai instalar-se no porto de Viana do Castelo

13/05/2025
Concessões portuárias renderam 34 milhões

Concessões portuárias renderam 34 milhões

13/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados