E de repente, em 2021 as companhias de shipping de contentores descobriram os navios de 7 000 TEU. A Alphaliner fala numa nova classe.
Desde o início do ano corrente, foram encomendados 58 navios porta-contentores de 7 000 TEU de capacidade, salienta a consultora.
Depois de anos em que as encomendas de navios de porte médio foram praticamente inexistentes, com os operadores a preferirem unidades cada vez maiores, em nome das economias de escala, eis que o mercado criou o “sucessor espiritual” dos navios panamax, como os classificou a Alphalner.
Os novos navios pouco têm a ver, na verdade, com os clássicos panamax. E poderão mesmo assumir-se como os sucessores da primeira geração dos post-panamax de 6 500 TEU de capacidade.
Comparando com um clássico panamax de 5 000 TEU, os navios de 7 000 TEU são mais curtos 20 metros, mas podem transportar mais 40% de contentores, em termos nominais, ou mesmo 53% considerando um peso média de 14 toneladas por TEU, destaca a Alphaliner.,
A nova classe de porta-contentores será indicada para assegurar, quer linhas deep sea de menor procura, quer serviços regionais ou feeders de grandes volumes. Na prática, destaca a consultora, onde quer que se possa operar com panamaxes, os novos navios de 7 000 TEU poderão fazer o mesmo, ou até melhor.