A frota de navios porta-contentores inactivos voltou a superar o milhão de TEU no início do mês e deverá continuar a crescer, antecipa a Alphaliner.
A consultora contou 315 porta-contentores inactivos no arranque de Outubro, com uma capacidade agregada de 1,18 milhões de TEU, ou 4,3% da frota mundial.
Dos navios inactivos, 186 estavam em estaleiros, para reparações ou certificações, e 129 estavam parados por falta de cargas. Só nas últimas semanas, fpram parados quatro navios entre os 12-18 000 TEU e três de mais de 18 000 TEU de capacidade.
A última vez que a frota de navios porta-contentores inactivos superou o milhão de TEU foi em Maio passado. Mas o máximo deste ano foi atingido logo em Fevereiro, com um total de 1,68 milhões de TEU, equivalente então a 6,4% da capacidade global.
Agora, a Alphaliner estima que o fenómeno deverá continuar a crescer nos próximos meses, seja pela entrada na época baixa, que agravará a redução da procura que já se verifica, seja pela entrega de mais navios pelos estaleiros. Só este mês já se contaram três navios de +24 mil TEU.