O custo de um porta-contentores de 14 mil TEU inactivo no porto chega aos seis mil euros por hora, segundo as contas da Autoridade Portuária de Valência.

O Porto de Valência apresentou uma nova ferramenta para monitorizar a actividade em recinto portuário destinada aos armadores e companhias de transporte. Baptizada de Tiempos de Escala, a ferramenta fornece informações sobre o tempo de permanência no porto, tanto em operação quanto em tempo ocioso, bem como o grau de satisfação com os diferentes serviços portuários oferecidos.

“Não há consenso internacional sobre como o serviço portuário deve ser medido, nem os portos estão dispostos a fornecer essas informações. E isso leva o sector à incapacidade de optimizar as suas operações e, portanto, a aumentar os custos. Essa ferramenta é única no mundo e é outro exemplo do compromisso da Valenciaport com a transparência”, referiu, na apresentação da Tiempos de Escala, o presidente da Autoridade Portuária de Valência, Aurelio Martínez.

Mais de cem dólares por minuto

De acordo com o estudo preparado pela Valenciaport, para um navio de 14 mil TEU que escala em Valência, a sua inactividade no local custa ao armador 106,7 dólares (cerca de 100 euros) por minuto, ou seja, seis mil euros por hora.

A análise recolheu informações das 6 091 escalas registadas pelo serviço de controlo de tráfego marítimo entre Agosto de 2018 e Julho de 2019. Para cada uma foi medido o tempo consumido em 12 variáveis: entrada em águas portuárias, ancoragem, resposta do prático à entrada, prático à entrada do navio, atracação, início da operação, tempo de operação, fim da operação, resposta do prático à saída, prático do navio em saída, escala e saída de águas portuárias.

Além disso, as escalas foram divididas de acordo com a tipologia dos navios: carga geral, navio de cruzeiro, graneleiros,  ro-ro mercadorias, ro-ro passageiros, tanques, navios porta-contentores e outros.

O estudo conclui que o tempo médio de um navio porta- contentores sem ancoragem é de 28h29, das quais 22 horas são tempo de operação. Se a embarcação precisar ancorar, o tempo de escala aumentará para 50h45, das quais 21h53 são tempo de operação e mais de 23 horas de ancoragem.

Em relação aos navios porta-contentores maiores, os ULCV, a permanência média em Valência é de 43h56 minutos, com pouco mais de 38 horas de tempo de operação.

 

 

 

Comments are closed.