As emissões de CO2 das maiores companhias de transporte marítimo de contentores voltaram a cair em 2019, de acordo com um relatório do programa Clean Cargo
Os dados da Clean Cargo, iniciativa colaborativa gerida pela Business for Social Responsibility (BSR) revelam uma queda nos índices das emissões do shipping, de 5,6% por contentor-quilómetro.
As maiores melhorias foram observadas nas rotas principais, tais como Ásia-Norte da Europa (-3%), Ásia-Costa Oeste da América do Norte (-6%), Ásia-Médio Oriente/Índia (-12%) e Ásia-Mediterrâneo/Mar Negro (-12%).
O estudo indica ainda uma redução das emissões de SOx (óxidos de enxofre) de 10,2% à escala global. De notar, porém, que a metodologia de aferição ainda não tem em conta o aumento dos navios equipados com filtros de gases de escape (scrubbers).
Frota aumentou
A informação da Clean Cargo indica que a frota das companhias que são seus membros aumentou, com reflexo na quantidade de combustível consumida. No tipo de combustíveis não houve alterações de monta, com o óleo de combustível com elevado teor de enxofre (HFO) a continuar a liderar.
Houve um ligeiro aumento no MDO (óleo diesel marinho) e uma subida forte no óleo de combustível com baixo teor de enxofre (LFO), gás natural (GNL) e combustíveis híbridos, mesmo que continuem a representar pouco no “bolo” total dos combustíveis queimados pelas embarcações.
O GNL é, sobretudo, usado em navios de pequena dimensão, ao passo que os combustíveis híbridos são vistos em embarcações maiores. Já os mega-navios continuam a funcionar a HFO ou combustíveis tradicionais.
A tendência da Clean Cargo a 10 anos é que a capacidade dos seus membros cresceu 153%, de oito milhões para 20,4 milhões de TEU, a quota de HFO caiu de 97,2% para 86,6% e que a redução de emissões foi conseguida, sobretudo, devido ao melhor trabalho de transporte, à maior dimensão dos navios e ao tamanho das rotas.
“Dados de emissões padronizados, consolidados e relativos a todo o sector são essenciais para o esforço de descarbonização”, indica, no relatório, Angie Farrag-Thibault, directora de transporte e colaborações na BSR e directora do programa Clean Cargo.
Os dados de emissões de CO2 são reunidos a partir de 3 500 navios de 17 das maiores companhias de transporte marítimo de contentores, representando cerca de 85% da capacidade mundial. Maersk, CMA CGM, COSCO, Evergreen, Hapag-Lloyd, HMM, MSC, ONE e Yang Ming estão entre os membros da Clean Cargo.