Sábado, Fevereiro 4, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    A “Aromatização” da Ferrovia não é aromoterapia para as cargas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Porta-contentores reduziram emissões de CO2

por admin
24/07/2020
em Marítimo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
As emissões de CO2 das maiores companhias de transporte marítimo de contentores voltaram a cair em 2019, de acordo com um relatório do programa Clean Cargo

Os dados da Clean Cargo, iniciativa colaborativa gerida pela Business for Social Responsibility (BSR) revelam uma queda nos índices das emissões do shipping, de 5,6% por contentor-quilómetro.

As maiores melhorias foram observadas nas rotas principais, tais como Ásia-Norte da Europa (-3%), Ásia-Costa Oeste da América do Norte (-6%), Ásia-Médio Oriente/Índia (-12%) e Ásia-Mediterrâneo/Mar Negro (-12%).

O estudo indica ainda uma redução das emissões de SOx (óxidos de enxofre) de 10,2% à escala global. De notar, porém, que a metodologia de aferição ainda não tem em conta o aumento dos navios equipados com filtros de gases de escape (scrubbers).

Frota aumentou

A informação da Clean Cargo indica que a frota das companhias que são seus membros aumentou, com reflexo na quantidade de combustível consumida. No tipo de combustíveis não houve alterações de monta, com o óleo de combustível com elevado teor de enxofre (HFO) a continuar a liderar.

Houve um ligeiro aumento no MDO (óleo diesel marinho) e uma subida forte no óleo de combustível com baixo teor de enxofre (LFO), gás natural (GNL) e combustíveis híbridos, mesmo que continuem a representar pouco no “bolo” total dos combustíveis queimados pelas embarcações.

O GNL é, sobretudo, usado em navios de pequena dimensão, ao passo que os combustíveis híbridos são vistos em embarcações maiores. Já os mega-navios continuam a funcionar a HFO ou combustíveis tradicionais.

A tendência da Clean Cargo a 10 anos é que a capacidade dos seus membros cresceu 153%, de oito milhões para 20,4 milhões de TEU, a quota de HFO caiu de 97,2% para 86,6% e que a redução de emissões foi conseguida, sobretudo, devido ao melhor trabalho de transporte, à maior dimensão dos navios e ao tamanho das rotas.

“Dados de emissões padronizados, consolidados e relativos a todo o sector são essenciais para o esforço de descarbonização”, indica, no relatório, Angie Farrag-Thibault, directora de transporte e colaborações na BSR e directora do programa Clean Cargo.

Os dados de emissões de CO2  são reunidos a partir de 3 500 navios de 17 das maiores companhias de transporte marítimo de contentores, representando cerca de 85% da capacidade mundial. Maersk, CMA CGM, COSCO, Evergreen, Hapag-Lloyd, HMM, MSC, ONE e Yang Ming estão entre os membros da Clean Cargo.

 

 

Notícias Relacionadas

ONE multiplica lucros no primeiro trimestre
Marítimo

ONE revê em baixa previsões para o final do ano

02/02/2023
CMA CGM terá encomendado mais uma dúzia de navios
Marítimo

CMA CGM terá encomendado mais uma dúzia de navios

02/02/2023
Hapag-Lloyd investe 550 milhões em contentores
Marítimo

Hapag-Lloyd ganhou menos no quarto trimestre

31/01/2023
A seguir
British Airways deixa de voar para Angola em Junho

British Airways e pilotos acertam despedimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

03/02/2023
DHL Express aumenta preços em 3,9%

DHL investe 25 milhões no aeroporto do Porto

03/02/2023
Açores antecipam 160 escalas de cruzeiros em 2015

Governo dos Açores contra ecotaxa nos cruzeiros

03/02/2023
Taxas aeroportuárias sobem em média 4%

Taxas aeroportuárias sobem em média 4%

03/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist