O programa de fidelização do Canal do Panamá para as companhias de shipping de contentores terminará a de Janeiro de 2025.
A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) aprovou uma nova estrutura tarifária para vigorar a partir de 1 de Janeiro do próximo ano. Destaca-se a simplificação, com a redução das tarifas, de 430 para menos de 60.
A proposta esteve em discussão pública desde Abril passado e daí resultaram algumas alterações, nomeadamente a redução das taxas sobre os contentores vazios (relativamente ao inicialmente previsto) e o adiamento para 2024 da entrada em vigor das novas tarifas para o segmento de cruzeiros.
No caso dos porta-contentores, uma das novidades do tarifário será mesmo a eliminação do programa de fidelização a partir de 1 de Janeiro de 2025, com o fim dos descontos inerentes.
Até lá, o programa é, também ele, simplificado, com a redução de seis para uma categoria, com os descontos a serem aplicados aos clientes que acumulem mais de 1,5 milhões de TEU de capacidade por ano. E esses pagarão 95% da tarifa normal já em 2023 e 97,5% em 2024.
Novidades serã também, falando-se de simplificação, a introdução de uma taxa fixa por trânsito que dependerá da eclusa utilizada e do tamanho do navio; a substituição das actuais bandas tarifárias por tarifas de capacidade por categorias de tamanho dos navios; a introdução de uma nova tarifa que reconhece a importância do reposicionamento dos contentores vazios e a eliminação da tarifa de retorno sobre os contentores carregados.
Em aberto, para discussão futura, fica a questão dos incentivos à utilização do Canal do Panamá reclamados pelas companhias de navegação.