A partir de 1 de Julho, a LKW Maut, taxa quilométrica alemã, será cobrada em mais 39 mil quilómetros de estradas nacionais alemãs.

Com a aplicação da medida anunciada já em Maio de 2016 mais cerca de 140 mil camiões (de +7,5 toneladas), de 30 mil companhias, terão de pagar portagem para circular nas estradas nacionais da Alemanha.

As receitas adicionais resultantes do alargamento da incidência geográfica da LKW Maut estão estimadas em dois milhões de euros anuais.

A maneira mais fácil e conveniente de pagar as portagens, no caso dos camiões que viajam regularmente na Alemanha, é através da instalação de um dispositivo a bordo (OBU na sigla em inglês). Para poder instalar um OBU, a companhia deve, primeiro, registar-se no portal da Toll Collect .

Uma vez registada, a companhia pode inscrever e cancelar o registo dos seus veículos, alterar o endereço e os detalhes da pessoa de contacto ou solicitar um novo método de pagamento. As companhias registadas na Toll Collect podem fazer download das declarações de portagem no portal do cliente e visualizar as viagens que ainda não foram facturadas.

Uma vez companhia e veículo registados, os instaladores autorizados (a lista pode ser consultada no site da Toll Collect) podem montar o OBU nas viaturas. O OBU é gratuito, tendo o transportador de suportar os custos da instalação.

A LKW Maut foi instaurada em Outubro de 2015, então incidindo apenas nas auto-estradas e nas estradas nacionais com quatro faixas de rodagem.

Depois de Julho a ideia do governo alemão não é ficar por aí. Nomeadamente, está previsto que o sistema venha a abranger os veículos de mercadorias de +3,5 toneladas e os autocarros de longo curso.

As receitas destinam-se a co-financiar a manutenção da rede viária germânica.

 

 

 

 

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