A Portline Bulk está a vender mais quatro navios da frota, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o CEO da companhia, Jorge Fernandes.
As vendas – já concretizadas ou em preparação – inserem-se no programa de renovação da frota iniciado em 2017 e que deverá prosseguir com a introdução de mais navios, acrescentou.
A Portline Bulk colocou no mercado “o capesize M/V “Ina” [com 17 anos] e também os três navios supramax Port Dalian, Port Hainan e Port Canton, entregues pela COSCO (Zhoushan) Shipyard, Co, Ltd, em 2012”, adiantou Jorge Fernandes.
O Ina é o maior navio da companhia, com 176 300 DWT, enquanto os três supramax têm cada um 57 000 DWT.
Entre 2017 e 2019, a Portline Bulk recebeu oito navios Ultramax, de 63 000 DWT, com eles praticamente duplicando a dimensão da frota para as 20 unidades a 1,3 milhões DWT. Essas compras fizeram “parte do plano de renovação da frota de navios graneleiros”, que agora prossegue com a alienação dos mais antigos.
Em Julho passado, a companhia vendeu o Sabrina I e o Florinda, dois supramax de 15 anos e 12 anos, respectivamente, confirmou agora o CEO.
“Este processo de renovação irá garantidamente continuar ao longo desta década, com a introdução de novos navios, mais eficientes e mais adaptados à evolução dos fluxos de carga do mercado”, anunciou Jorge Fernandes.
Paralelamente, disse, “a empresa estará também muito focada nos processos de digitalização das suas operações que permitirão ganhos de eficiência, segurança e operacionalidade muito significativos”.
A Portline Bulk é hoje a face visível da Portline – Transportes Marítimos Internacionais, S.A, depois da venda do negócio do transporte marítimo de contentores ao Grupo Sousa.
Apesar de operar exclusivamente nos mercados internacionais, a PBI continua sediada em Lisboa e é a partir daí que uma equipa de cerca de 40 pessoas gere as operações da frota.