O concurso para a construção da nova ponte sobre o Douro, entre o Porto e V.N. Gaia, à cota baixa, foi adiado por decisão de Rui Moreira.
O presidente da Câmara do Porto decidiu que o processo da nova ponte só avançará depois de ratificado pela vereação, depois das críticas de PS, PSD e CDU à falta de debate e transparência na discussão das opções do traçado.
A nova ponte, já baptizada de D. António Francisco dos Santos, localizar-se-á entre as pontes do Freixo (rodoviária) e de São João. O projecto foi anunciado em Abril de 2018 pelas Câmaras do Porto e de V.N. Gaia.
A ponte terá uma extensão total de 625 metros, 300 dos quais sobre o rio, e um perfil transversal do tabuleiro de 21,5 metros. Deverá estar operacional no início de 2025.
O investimento total previsto a ascende a 36,89 milhões de euros, dos quais 16,8 milhões de euros corresponderão ao tabuleiro. O resto será acessos e construção em área seca.
Vila Nova de Gaia pagará cerca de 21 milhões de euros, o que inclui 50% do valor do tabuleiro sobre o rio, ligações rodoviárias e construção em área seca na margem Sul do Douro. Ao Porto caberá pagar o mesmo valor relativo ao tabuleiro, ou seja, cerca de 8,4 milhões, e seis milhões de euros pelos acessos.
O Porto ganha a Lisboa em tudo, nas pontes no footbal nas exportações, o Norte produz com seus empresários e a capital Lisboa que nem 1 aeroporto consegue construir com seus políticos de 3ª desvia os nossos impostos, para dizer que o Rui do Porto é 10 vezes melhor que o Rui de Lisboa e Moreira 10 vezes melhor que Medina, vergonha