Ainda este ano, o porto moçambicano da Beira disporá de um sistema electrónico de gestão do fluxo de contentores, que aumentará significativamente a capacidade do terminal.

O novo sistema permitirá que os utilizadores registem as suas entradas no terminal com a devida antecedência, através da internet, o que deverá resultar no aumento da eficiência portuária, disse o administrador-delegado da Cornelder de Moçambique, entidade gestora do porto.

Jan de Vries, citado pelo “Notícias”, de Maputo, disse ainda esperar um aumento significativo da capacidade de processamento de contentores, dos actuais 200 mil para 700 mil por ano, após um investimento que rondou os 6,2 milhões de dólares.

A Cornelder de Moçambique, parceria entre o grupo holandês Cornelder e a Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique, pretende introduzir igualmente novos sistemas de identificação e registo automático dos camiões e
contentores que entram no terminal.

Com um movimento diário de aproximadamente 700 camiões, o porto da Beira dispõe de uma área reservada para 400 mil contentores por ano, sendo a empresa desafiada a aumentar a produtividade, capacidade e segurança das operações para acomodar a procura de tradicionais utilizadores como o Zimbabué, Zâmbia, Malawi e R.D. Congo.

O terminal de contentores da Beira foi construído em 1992, com uma capacidade de processamento de 100 mil contentores por ano, e actualmente processa mais de 200 mil.

A dragagem de emergência do canal de acesso ao porto pela empresa holandesa Van Oord, numa operação orçada em 65 milhões de euros, irá permitir que, a partir de Abril próximo, navios com 60 mil toneladas de arqueação bruta, Panamax, voltem a escalar aquele complexo. Actualmente o acesso está limitado a navios de 30 mil toneladas.

Também para Abril está prevista a conclusão das obras de reparação e ampliação da EN6, entre o porto da Beira e a fronteira de Machipanda, com o vizinho Zimbabué, numa extensão total de 288 quilómetros, o que aproximará aquele país vizinho do porto moçambicano.

 

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