O porto da Beira (Moçambique) iniciará em Março a construção de um terminal de adubos, com capacidade para processar diariamente entre 6 mil e 8 mil toneladas.
Com um custo de 30 milhões de dólares, a construção do terminal visa acomodar a crescente procura daquele produto, que actualmente é movimentado num terminal provisório com capacidade para duas mil toneladas diárias.
O novo terminal pretende igualmente reduzir o tempo de permanência dos navios no porto, de uma semana para três dias, permitindo assim uma maior rotação das embarcações.
Citado pelo “Notícias”, de Maputo, o chefe do Departamento de Marketing e Vendas da Cornelder de Moçambique disse que no fundo pretende-se atrair para a Beira parte da grande tonelagem de adubo que passa por Durban, na África do Sul e que tem como destino o Zimbabué e a Zâmbia.
Félix Machado adiantou ainda que o porto da Beira passou de 50 mil toneladas anuais, em 1998, para as actuais 600 mil, com a possibilidade de acomodar entre 1,2 milhões e 1,5 milhões de toneladas/ano.