As obras de construção do terminal de camiões do porto da Beira, Moçambique, deverão ficar concluídas em Setembro próximo, informou um responsável da sociedade gestora Cornelder de Moçambique.

Moçambique - Porto da Beira

A fonte citada pelo “Notícias”, de Maputo, disse que o novo terminal, com um custo de 225 milhões de meticais (5,8 milhões de dólares), permitirá reduzir o tempo de permanência dos camiões no porto, na medida em que todo o expediente passará a ser tratado num mesmo local.

Actualmente, segundo as autoridades portuárias, os camionistas são obrigados a percorrer vários serviços, em diferentes locais, para tratarem dos procedimentos relativos às cargas, situação que atrasa o processo de desembaraço aduaneiro e a descarga das mercadorias.

Além do parque, estão em curso as obras de ampliação de vias de acesso ao porto da Beira, cuja conclusão permitirá eliminar o crónico problema de congestionamento de camiões.

A Cornelder de Moçambique é uma parceria público-privada entre a estatal Portos e Caminhos-de-Ferro de Moçambique e a Cornelder Holdings, SGPS com sede em Roterdão, que opera desde 1998 os terminais de contentores e de carga geral do porto da Beira.

Comments are closed.