O Porto da Figueira da Foz é o mais recente membro português da Cruise Europe, rede de negócios de portos de cruzeiros da Europa do Norte e Atlântica.
“Com esta adesão são dados novos passos com vista ao reforço da promoção da Figueira da Foz e de toda a oferta turística da Região Centro, enquanto destino diferenciado e único, junto dos operadores de cruzeiros e demais players do sector”, refere a administração portuária em comunicado.
No ano passado, o porto da Figueira da Foz recebeu três navios de cruzeiros (mais um do que em 2022), que ali trouxeram 285 passageiros.
Entretanto, o porto figueirense tem em curso o “Estudo para o Desenvolvimento e Valorização da Marina Atlântica da Figueira da Foz”, que permitirá decidir, entre outros aspectos, sobre a eventual construção de um edifício terminal de cruzeiros.
Ao mesmo tempo, aguarda-se a adjudicação da empreitada de melhoria das acessibilidades marítimas, cujo concurso foi lançado em , e que quando terminada permitirá a entrada no porto de navios de maiores dimensões.
A Cruise Europe foi fundada em 1991, com 27 membros. Hoje conta cerca de 140, em mais de 20 países, desde a Islândia e Ilhas Faroé, incluindo o Báltico e o Norte da Europa, descendo o arco atlântico até Portugal.
Por cá, além do porto da Figueira da Foz, integram a Cruise Europe os portos de Lisboa e Leixões.