Desde ontem, o porto da Figueira da Foz tem operacional a Janela Única Logística (JUL), que sucede, com vantagem, espera-se, à JUP.
Em comunicado, a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) dá conta da novidade e sublinha que com a JUL o porto figueirense “coloca-se no pelotão da frente dos sistemas de gestão portuária”. A plataforma extravasa o negócio marítimo e portuário, promovendo, em tempo, a integração dos players de outros modos e das redes logísticas.
“Através deste ecossistema os actores das redes logísticas e as autoridades partilham informação em tempo real e alinham processos para assegurar a sincronização das operações, nomeadamente através da integração digital multimodal dos vários meios de transporte (marítimo-ferroviário-rodoviário) e dos vários nós das cadeias logísticas que utilizam os portos portugueses”, sublinha o comunicado.
A implementação da nova plataforma na Figueira da Foz arrancou no início do ano, envolvendo toda a comunidade portuária, e, por força das circunstâncias, foi concluída já em plena crise da Covid-19. Uma dificuldade extra que acabou constituindo uma oportunidade para tirar o máximo proveito da utilização das tecnológicas, tornando o porto figueirense num “excelente exemplo desta boa prática higiénica e de resiliência”.
Desta forma, o Porto da Figueira da Foz coloca-se no pelotão da frente dos sistemas de gestão portuária ao assumir esta nova plataforma, que partindo da excelente experiência que a JUP proporcionou, se estende para lá do transporte marítimo e alargará faseadamente a sua abrangência ao longo das cadeias logísticas.
O projecto da JUL é coordenado pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e operacionalizado pela Associação dos Portos de Portugal (APP) e pelas todas as administrações portuárias do continente e ilhas, envolvendo, claro, os membros das comunidades portuárias no sentido mais lato do termo.
“Com a JUL em funcionamento, abre-se agora uma nova fase de evolução digital do Porto da Figueira da Foz, para uma nova dinâmica de olhar para o futuro: inovação dos processos, sustentabilidade nas operações, e crescimento de negócios”, remata a APFF.
Por culpa dos sucessivos desgovernos PS Portugal tem os terminais portuários menos competitivos da Europa / UE mas temos as JUL/JUP/JUM, ou seja, primeiro investimos no hardware/software e depois nos vários terminais através da renovação das várias concessões, vamos sempre ao contrário dos outros países por isso nós somos país mais pobre da Europa / UE !!
A Figueira sempre foi 1 bela praia agora tb já é 1 belo porto sempre a crescer óptimo !