O porto comercial da Graciosa vai ser reordenado e ganhar uma nova gare de passageiros. O concurso deverá ser lançado em 2022, anunciou o presidente do Governo dos Açores.
O chefe do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, que visitou o porto comercial da Graciosa no âmbito de uma visita oficial à ilha, apontou a necessidade de proceder a uma “melhoria de ordenamento do porto da Graciosa, desde logo quanto à gare de passageiros, apostando-se num projecto de execução que possa estar concluído até meados de 2022, e depois proceder à respectiva adjudicação”.
À “Lusa”, fonte do Executivo adiantou que a obra está estimada em cerca de 1,5 milhões de euros, indo desenvolver-se a partir de um edifício já existente.
José Manuel Bolieiro indicou que a melhoria da operacionalidade passa também por soluções de dragagem, bem como de uma intervenção nas lajetas, que “estão desniveladas e necessitam de uma correcção”, uma vez que o porto é “decisivo não só para o abastecimento à ilha mas também para o escoamento de produtos”.
O líder do Executivo referiu que esta intervenção no porto da Graciosa “tem uma perspectiva potencial” face ao turismo que chega à ilha, tendo admitido que pretende candidatar o projecto a fundos comunitários, através da dona da obra, a empresa pública Portos dos Açores.
Questionado sobre as dificuldades de escoamento por parte dos produtores da Graciosa, designadamente da meloa, o líder do Executivo açoriano referiu que “este é outro problema”.
Daí que se esteja a “promover um estudo relativamente à cabotagem insular e ao transporte de mercadorias da Graciosa, e dos Açores, de todas as ilhas, de modo a que sirva a economia”, apontou.